sexta-feira, 2 de maio de 2008

Projetando: Como nasce um projeto?



Os projetos surgem através de vários motivos, desde necessidades ou problemas diversos que precisam de um serviço para atendê-los, passando por estratégias corporativas que, percebendo uma oportunidade, geram um produto novo no mercado, até uma solução inovadora para problemas diários. Podendo, inclusive, ser proveniente de uma comum e frequente combinação desses fatores anteriormente citados ou , ainda, ser oriundo de uma simples necessidade de negócios.

Um projeto, de uma forma geral, se traduz em uma solução, serviço ou produto que tem seu objetivo definido por um mundo composto cada vez mais de idéias, necessidades, investimentos, perspectivas e geração de valores. Pode surgir a qualquer momento, em qualquer área de conhecimento, bastando para isso, apenas, que se tenha a visão de que, através de um projeto, o caminho entre a pergunta e a solução fica mais curto, rápido e claro.

Trabalhar com projetos (tendo que equilibrar custos, tempo, riscos, qualidade, recursos humanos..., de forma planejada, coordenada, controlada, integrada..., visando a um objetivo previamente traçado e sujeito a mudanças e, consequentemente, a um re-arranjo imediato de todas as variáveis afetadas) não é uma tarefa simples, ora pela dinâmica sui generis que apresentam os projetos e que dão uma caráter mais exigente à busca por melhores resultados, ora pelo longo conteúdo de informações necessárias ao entendimento de suas regras, seus elementos fundamentais, sua estrutura em geral .

Entretanto, há inúmeros exemplos de boas práticas a se referenciar para a criação, planejamento, controle e encerramento de um projeto com o sucesso esperado, e será nesse caminho a direção dos conteúdos da série Projetando. No próximo material, serão apresentados os principais cuidados observados que se deve evitar para o projeto não fracassar.

Até lá!

Helson Costa

2 comentários:

Carlos Henrique disse...

oi Helson,

Acho que você colocou muito bem o termo equilibrando em seu útimo post. Sou gerente na área de TI e por diversas vezes , no início, sentia-me como um verdadeiro equilibrista tentando manter o projeto com suas diversas variáveis como você bem citou(custo, equipe, tempo,etc).

Estou adicionando uma seção no meu blog (http://diaadiagerenteti.blogspot.com/) com os blogs prediletos. O blog de vocês será um dos primeiros.
Até Breve!

Helson Costa disse...

Olá Carlos Henrique,
agradeço seu apreço pelo blog e acho ainda mais valioso seu comentário, pois você está relatando uma prática diária, isso é do que gosta de tratar o blog: boas práticas.
Aliás, seu blog é muito bom.
Volte sempre...você é parceiro nosso.

Abraço.