terça-feira, 5 de maio de 2009

Reforçando a importância da comunicação em Gerência de Projetos



Antes de mais nada, a comunicação é fundamental para tudo aquilo que se pretende implementar na vida. Dessa forma, é preciso entender bem o que envolve o processo de envio de uma informação, não obstante a pressão da necessidade.

Enviar, nessa visão, não compreende somente identificar destino, via de entrega, conteúdo da informação..., em princípio é importante se perceber uma sempre existente responsabilidade, incrustada, naturalmente, na pessoa do emissor da informação, ou seja, é fundamental a carga do papel do emissor no processo de comuicação, pois todos os resultados finais desse processo estarão direta e proporcionalmente associados à qualidade com que ele atuou.

Muitas vezes, isso independe de se ter uma estrutura para se comunicar do nível bom, ruim ou péssimo. O simples fato de se enviar uma informação de forma displiscente, sem um critério de análise qualquer ou com critérios falhos, já torna o processo susceptível a erros, que, por sua vez, gerarão as devidas consequências, com destino já conhecido em sua origem.

Se o ambiente é o de projetos, essa premissa torna-se uma substância que pode assumir dois sabores, em momentos mutuamente exclusivos: uma vez, como forma de comunicação refinada, precisa, gerenciada e consciente, traz resultados saborosos e enraiza o que se chama de boas práticas na gerência de projetos; por outro lado, o dissabor, o mau uso desse recurso, até mesmo o descrédito de que nada agregará de valor para o final feliz desejado para o projeto.

Esta última visão já fez muitos projetos pagarem um alto preço pelo despreparo de ignorar a comunicação, que não se conceitua simplesmente em dar resultados, relatar fatos ou cadastrar tarefas, mas em se ter um planejamento para a comunicação, definindo-se canais onde ela pode acontecer nos projetos, formalizando contextos prioritários e vitais onde a comunicação com qualidade deve ser estabelecida, nomeando responsáveis por todo esse cenário, enfim, formando uma estrutura na qual o projeto adquirirá a consistência necessária e suficiente para trafegar suas informações geradas durante a implementação e assumir, por essa via, seu caminho de sucesso.

16 comentários:

Cleiton (Caco) Luis Mafra disse...

O interresante seu post.
Realmente a comunicação tem um papel chave na gerência de projetos.
um abraço
caco
http://twitter.com/cleitonmafra

Janaina Oliveira disse...

Olá,

Sou Janaina Oliveira e gostaria do contato de email de vocês para enviar-lhes um release de uma promoção que sorteará bolsas de pós-graduação nas áreas de gestão de projetos, logística e outras.
Aguardo o contato.
Obrigada

janaina.oliveira@bolt.com.br

Exercícios Resolvidos disse...

A comunicação em qualquer área do conhecimento é fundamental, porém na gestão de projetos ela se torna vital para o sucesso do empreendimento, e essa comunicação deve ser eficiente tanto com o cliente externo quanto interno.
Bom blog!

Anônimo disse...

A comunicação em um projeto representa 90% do seu esforço, principalmente quando pensamos na definição do escopo junto aos stakeholders.Os gerentes de projetos muitas vezes focam somente no cronograma e ao final do empreendimento descobrem que precisarão refazer boa parte das entregas, simplesmente por não terem se comunicado bem e definido as restrições e premissas adequadamente.

Thiago Freire Guth - PMP
http://mcorporativo.blogspot.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Comunicação no Gerenciamento de Projetos além de ser uma das nove áreas de conhecimento, é uma das mais importantes, pois sem o planejamento devido e gerenciamento e follow-up constante corremos o risco de irmos para o lado oposto do solicitado pelo cliente!
BRUNO CÉSAR POSSANI CERÁVOLO

Cristiane Siqueira disse...

O engraçado sobre a comunicação é que é a primeira abordagem do curso de Gerenciamento de Projetos e sempre que o professor comenta sobre a quantidade de problemas gerado em um projeto devido a falta de comunicação, todos tem exemplos sobre isso, todos riem e todos concordam como se fosse uma coisa distante de nós...temos que olhar mais para nossos umbigos e perceber que erramos constantemente, e nunca devemos parar de prestar atenção deste pequeno detalhe: comunicação é tudo!

Parabéns pelo site!
http://www.crisglebrasil.blogspot.com

Brasport disse...

Muito bacana o post.

RenCC disse...

Blog sobre administraçao e gerenciamento. Interessante.
http://overcoats.blogspot.com/
Renato

RenCC disse...

Blog interessante post sobre empresas e administradores.

http://overcoats.blogspot.com/

Renato

Paulo Sérgio R. C. Pontes disse...

Olá,

aproveitando o tema - "Reforçando a importância da comunicação em Gerência de Projetos" - deixo aqui um convite e o link para o blog PS Merketing e Projetos( http://psmarketingeprojetos.blogspot.com/ ) nele eu divulgarei informações e dicas para apresentações e desenhos técnicos de projetos.

Maria Silva Jura disse...

Muito legal, mais sobre o tema:
http://www.soteles.com.br/blog/post/24/Problemas-de-comunica-o

Ygor disse...

Muito bacana parabéns pelo material pessoal, caso precisem de uma empresa na área contem conosco: http://wds1.com.br

Júnio Vieira disse...

Muito boa a abordagem... tão importante quanto é o gerenciamento de tempo para o projeto e a vida,
vejam o meu ebook...

http://bit.ly/ebook_gestao_do_tempo

Diego Lopes disse...

Ei, da hora! Gostaria de aproveitar o espaço para recomendar nosso material para controle financeiro pessoal grátis e apresentar nosso SPA em Guarapari, onde é disponibilizado um tratamento para emagrecer e muitos empresários também tem ido relaxar :-)
Obrigado!

André Ferreira disse...

O seu artigo é excelente!

Sugiro a consultar também o nosso blog de publicidade e marketing, tenho certeza que vai ajudar a desenvolver mais conteúdo.

Se já estiver na fase de abrir o seu próprio negócio mas não sabe como construir um plano de negócio por forma a ganhar dinheiro este blog vai ajudar!

Tudo isto é o resultado do esforço por parte da nossa equipa.

Abraço!