quinta-feira, 3 de abril de 2008

As Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos


As Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos descrevem os conhecimentos e práticas em gerência de projetos em termos dos processos que as compõem. Estes processos foram organizados em nove áreas de conhecimentos como descrito abaixo:


Gerência da Integração do Projeto

Descreve os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. É composta por desenvolvimento do plano do projeto, execução do plano do projeto e controle geral de mudanças.


Gerência do Escopo do Projeto

Define os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que isso, para completar o projeto com sucesso. É composta por iniciação, planejamento do escopo, detalhamento do escopo, verificação do escopo e controle de mudanças do escopo.


Gerência do Tempo do Projeto

Trata dos processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. É composta por definição das atividades, dando seqüência às atividades, estimativa da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma e controle do cronograma.


Gerência do Custo do Projeto

Relata os processos necessários para assegurar que o projeto seja completado dentro do orçamento previsto. É composta por planejamento dos recursos, estimativa dos custos, orçamento dos custos e controle dos custos.


Gerência da Qualidade do Projeto

Descreve os processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas. É composta por planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade.


Gerência dos Recursos Humanos do Projeto

Considera os processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. É composta pelo planejamento organizacional, montagem da equipe e desenvolvimento da equipe.


Gerência das Comunicações do Projeto

Refere-se aos processos necessários para assegurar que a geração, a captura, a distribuição, o armazenamento e a pronta apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. É composta pelo planejamento das comunicações, distribuição das informações, relato de desempenho e encerramento administrativo.


Gerência dos Riscos do Projeto

Trata da identificação, análise e resposta a riscos do projeto. É composta pelo plano de gerência do risco, identificação dos riscos, análise qualitativa dos riscos, análise quantitativa dos riscos, plano de respostas aos riscos e monitoramento e controle.


Gerência das Aquisições do Projeto

Aborda os processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. É composta pelo planejamento das aquisições, preparação das aquisições, obtenção de propostas, seleção de fornecedores, administração dos contratos e encerramento do contrato.

Um comentário:

Anônimo disse...

Helson,

Conforme prometido, aqui estou visitando o BGP. Não vou aceitar sua proposta de troca de links.

Entre diversos artigos que vi no seu blog, escolhi este para comentar pela linguagem clara e objetiva que, aliás, está em todo o blog. Mas na opinião este artigo é sintético sem ser superficial e ilustra bem a imensa qualidade do seu blog. Como disse, não vou aceitar troca de links. Passe no Qualiblog à tarde e verá algo.