quarta-feira, 2 de abril de 2008

Os Ciclos do Projeto

Existem dois tipos de ciclos relacionados a projetos, são eles: Ciclo de vida do projeto e o Ciclo de vida do gerenciamento de projeto.

Ciclo de vida do projeto

Aqui são definidos o início e o fim de um projeto. Por exemplo, quando uma organização identifica uma oportunidade dentro de sua linha de atuação, normalmente, ela solicita uma avaliação das necessidades e/ou um estudo de viabilidade para decidir se deve criar um projeto. O ciclo de vida do projeto determina se existe o estudo de viabilidade e se constituirá a primeira fase do projeto ou se deve ser tratado como um projeto à parte.
Para facilitar a elaboração progressiva do projeto e controle do seu gerenciamento, os projetos são divididos em fases. O ciclo de vida de um projeto consiste no conjunto das diversas fases de um projeto. Nelas são determinadas pelas características específicas e necessidades de cada projeto a partir da experiência de seu gerenciamento, ou seja, descrevem o que se precisa fazer no projeto. Por exemplo, são fases do ciclo de vida de um projeto do setor de construção: Viabilidade, Planejamento, Desenho, Construção (produção) e Entrega.


Ciclo de vida do gerenciamento de projetos

O ciclo de vida do gerenciamento de projetos descreve um conjunto de processos que devem ser seguidos para que o projeto seja bem gerenciado.
São grupos do ciclo de vida de gerenciamento de projetos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento ou Controle e Encerramento.
Esses grupos de processos se sobrepõem e interagem de formas diversas trocando informações entre si conforme o andamento do projeto, onde os resultados de um processo são entradas para a execução de outro processo ou são entregas do projeto.









Um comentário:

Danilo Castro disse...

Nossa, é bom blogs como este por aqui... Normalmente pouco se discutem idéias a respeito de assuntos tão essenciais para o mercado de trabalho como este.

Parabéns, estarei sempre passando por aqui!