quarta-feira, 2 de abril de 2008



O que é um projeto?

Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único.

As organizações executam os trabalhos que envolvem serviços continuados e/ou projetos (embora, possa haver superposição entre os dois). Estes possuem muitas características comuns e ambos são:
  • Executados por pessoas
  • Restringidos por recursos limitados
  • Planejados, executados e controlados

A principal distinção entre serviços continuados e projetos está relacionada à sua freqüência de realização:

  • Serviços são contínuos e repetitivos
  • Projetos são temporários e únicos

Os projetos também são muitas vezes divididos em componentes mais gerenciáveis ou subprojetos.


Subprojetos são freqüentemente contratados de outra empresa ou outra unidade funcional dentro da mesma organização. Exemplos incluem:

  • Subprojetos baseados em processos do projeto: uma fase única.
  • Subprojetos de acordo com necessidades de mão-de-obra especializada: instalação de acessórios hidráulicos ou elétricos em um projeto de construção.
  • Subprojetos envolvendo tecnologia: testes de programas de computadores em um projeto de desenvolvimento de software.

Temporário

Cada projeto tem um início e um fim muito bem definido. O final do projeto é alcançado quando os seus objetivos forem atingidos ou quando se tornar claro que os objetivos do projeto não serão ou não poderão mais ser atingidos. O projeto é então encerrado.


Produto ou Serviço

Os projetos envolvem o desenvolvimento de algo novo ou a melhoria de algo existente.
Um produto ou serviço pode ser único, mesmo considerando que já tenha sido desenvolvida uma infinidade de produtos/serviços em sua categoria. Por exemplo, muitos editores de texto já foram produzidos, mas cada novo editor de texto é um novo projeto.

Os projetos são desenvolvidos em todos os níveis da organização. Eles podem envolver uma única pessoa ou milhares delas. Podem requerer menos do que 100 horas de trabalho ou até 10.000.000 de horas ou mais para se completarem. Podem envolver uma unidade isolada da organização ou atravessar as fronteiras organizacionais, como ocorre com consórcios e parcerias. São freqüentemente componentes críticos da estratégia de negócios da organização.

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